Equilíbrio entre profissão e vida pessoal… serão os MF capazes de o alcançar?

A 27 de março, pelas 16h15, o 42º Encontro Nacional vai promover uma sessão muito especial, na medida em que foi selecionada a partir de um conjunto de propostas feitas pelos associados no âmbito da iniciativa «Faz a tua sessão», a quem foi pedido que imaginassem e estruturassem uma mesa redonda subordinada a um tema de sua eleição. Assim, a sessão «Médicos de Família entre Direitos e Deveres – Como Alcançar o Equilíbrio Vida-Profissão», pensada por Inês Caetano (Médica Interna de MGF na USF Linha de Algés – ULS Lisboa Ocidental) vai mesmo concretizar-se, com moderação da própria e de André Reis (membro da Comissão Organizadora e MF na ULS Nordeste) e participações de Alexandra Fernandes (coordenadora da USF Inovar - ULS Almada-Seixal), Nuno Basílio (diretor clínico para os Cuidados de Saúde Primários da ULS Lisboa Ocidental) e Inês Raposo (profissional da área do executive coaching).

Com recurso a uma apresentação rápida e eficaz por parte dos convidados, serão discutidas situações da nossa realidade, dando voz às diversas perspetivas do empregador e do trabalhador. Pretende-se, assim, empoderar os Médicos de Família, promovendo a satisfação no trabalho, a qualidade de vida e o conhecimento dos seus direitos enquanto trabalhadores. Porque médicos bem informados e realizados são a base de um sistema de saúde humanizado e de qualidade.

“Enquanto médica interna, desenhei a sessão «Médicos de Família entre Direitos e Deveres – Como Alcançar o Equilíbrio Vida-Profissão» não apenas para esclarecer os nossos direitos, mas também para fomentar a reflexão sobre a importância de nos capacitarmos e assumirmos a responsabilidade pelas nossas escolhas”, explica Inês Caetano.

A jovem médica acredita que “numa altura em que a síndrome de burnout e a insatisfação profissional são cada vez mais discutidas, é fundamental refletirmos sobre como encontrar um equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, promovendo o nosso bem-estar e realização. O painel desta sessão foi cuidadosamente escolhido de forma a representar o papel das chefias, através da presença do Dr. Nuno Basílio, Médico de Família e Diretor dos Cuidados de Saúde Primários da ULS Lisboa Ocidental, a visão pessoal dos Médicos de Família, contando com a Dra. Alexandra Fernandes, autora do livro "Médicos de Família Felizes" e, por último, pela Executive Coach Inês Raposo, que tem apoiado profissionais na integração da vida pessoal e profissional, promovendo maior alinhamento e felicidade”.

Acima de tudo, Inês Caetano defende que num contexto de crescente incerteza política e social, é essencial conhecermos os nossos direitos para melhor defendermos as condições em que exercemos. Por isso, convido todos os colegas a participarem nesta sessão, lembrando que, em última instância, cada um de nós é responsável pelas suas decisões – e, consequentemente, pela sua felicidade e bem-estar”.